30/11/2012

Contos de fadas continuam para sempre


Projeto criado pela aluna Any Letícia Lopes Fragoso, da turma 21 A/2012, para ser aplicado na educação infantil.

Tema: Contos de fadas

Título: Contos de fadas continuam para sempre

Período de duração: Aproximadamente dez aulas

Justificativa:

Através dos contos de fadas temos a oportunidade de resgatar o mundo da literatura e da fantasia, estimulando a imaginação e a criatividade.

Além disso as mensagens contidas nos contos de fadas, tais como: bondade, coragem, altruísmo e afeto, são pontos importantes que devemos trabalhar com as crianças, pois através dos contos, muitas crianças se identificam com o que os personagens estão sentindo (medos, angústias, ciúmes, raiva...) e assim conseguem entender e, até mesmo, superar esses sentimentos, podemos, também, mostrar as diferenças entre pessoas, classes sociais... E fazer com que aprendam a lidar com essas diferenças.
"As crianças através da utilização dos contos, aprendem sobre problemas interiores dos seres humanos e sobre suas soluções" (Bettelheim).
Objetivo geral:

Aprender que todos temos problemas e diferenças e entender que, apesar disso, podemos ter um "final feliz".

Habilidades:

  • Analisar
  • Argumentar
  • Associar
  • Classificar
  • Comparar
  • Construir
  • Dialogar
  • Expressar
  • Identificar
  • Imaginar e criar
  • Ilustrar
  • Observar
  • Ouvir
  • Relacionar
  • Representar
  • Vivenciar 

Atividade desencadeadora: hora do conto utilizando a história Pinóquio, de Carlo Collodi

Atividades previstas:

Comunicação e expressão:

- Hora do conto: Branca de neve e os sete anões, dos Irmãos Grimm
- Questionamentos orais
- Compreensão e interpretação da história
- Exploração dos cartazes:Rotina
- Calendário
- Chamada
- Cartaz do tempo
- Cantigas de roda
- Canções dos momentos de rotina

Psicomotricidade:

- O caminho da Branca de Neve
- A festa da Branca de Neve
- Alongamento com jornal
- Asas de borboletas
- Os amigos de Pinóquio (os animais)
- Pinóquio ata, Gepeto desata
- Alongamento
- Estoura, estoura

Linguagem musical:

- Cantigas de roda
- Canções dos momentos de rotina
-Eu vou pra casa, agora, eu vou

Linguagem plástica:

- Desenho livre
- Pintura a dedo (com goma/ tinta guache)
- Confecções das massinhas de modelar
- Confeccionando o grilo

Lógico matemático:

- Contagem dos alunos (relação número X quantidade)
- Exploração do calendário
- Noção do antecessor e sucessor
- O salta poças
- A sopa da Branca de Neve
- Dez coloridos
- Organizando garrafas

Natureza e Sociedade

- Cartaz do tempo
- Higiene
- A maçã (alimentação saudável)
- As profissões
- O habitat natural dos animais

Ensino religioso:

- Orações
- Painel: Somos diferentes porém iguais
- Quem sou eu
- É feio mentir

Atividade de culminância: 

Passeio com as turmas VIA e VC à biblioteca do SESI.

Avaliação:

Acontecerá durante a execução do projeto fazendo-se as alterações que necessárias.

Observações:

Um comentário:

Anônimo disse...

MUITO BOM O PROJETO DELA PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails