Tema: Sonhos
Título: Eu tenho sonhos, e tu?
Período de duração: Aproximadamente 10 dias
Justificativa:
“Sonhar é acordar-se para dentro” (Mario Quintana).
Segundo o dicionário virtual Priberam, sonho quer dizer “conjunto de ideias e de imagens que se apresentam durante o sono, imaginação, fantasia, ilusão.”
Sonhar, no sentido de imaginação, fantasia, é muito bom, realizar nossos sonhos é melhor ainda! Como? Lutando por eles é claro, as coisas não vem facilmente, não caem do céu, haverá obstáculos, mas não podemos desistir.
E esse é meu propósito, permitir que os alunos sonhem, lutem por aquilo que querem, imaginem, brinquem, e que seus corações se encham de esperanças e que nunca as percam. Pois o mundo é daqueles que têm atitude, fé e que acreditam no seu potencial.
Estimular a imaginação e a autonomia, através do diálogo e das atividades que serão propostas.
Habilidades:
Habilidades:
- Adotar
- Adquirir
- Ampliar
- Aplicar
- Associar
- Aperfeiçoar
- Apreciar
- Brincar
- Compreender
- Comunicar
- Comparar
- Compartilhar
- Conhecer
- Construir
- Classificar
- Criar
- Demonstrar
- Desenvolver
- Escutar
- Expressar
- Explorar
- Equilibrar
- Entender
- Fomentar
- Identificar
- Interpretar
- Ilustrar
- Imaginar
- Interagir
- Interessar
- Localizar
- Ler
- Memorizar
- Manter
- Manusear
- Observar
- Ouvir
- Produzir
- Participar
- Perceber
- Questionar
- Reconhecer
- Relacionar
- Recrear
- Resolver
- Respeitar
- Situar
- Somar
- Sonhar
- Trabalhar
- Valorizar
- Utilizar
Atividades Previstas:
Português:
- Conversação
- Questionamentos orais
- Compreensão e interpretação de histórias
- Adivinhas
- Produção de texto coletivo
- Construção de painéis
- Jogo das sílabas
Matemática:
- História matemática
- Jogo do stop
- Quebra cabeça matemático
- Jogo das fichas
- Construção de material de contagem
- Jogo dos sonhos
- Calculando estrelas
- Gráfico dos sonhos
Estudos Sociais:
- Sonho para meu bairro
- O que fazemos durante o dia e o que fazemos durante a noite
- Adivinhas
Ciências:
- Dia e noite
- A química do sabão
- Aves que vivem no céu
- Adivinhas
- Aproveitamento de latinhas
- Gravidade
Artes:
- Confecção de móbiles
- Técnica do mosaico
- Dobradura
- Colagem
- Pintura
- Recorte
- Técnica do giz molhado
Ensino Religioso:
- Caixa do espelho
- Criação das regras da sala
- Móbile dos sentimentos
- Painel dos sonhos
Educação Física:
- Alongamento
- Alcançando o sonho
- Lua e estrela
- Abre a porta
- Lino sai da caixa
- Cada criança no seu sonho
- Circuito da bolha
- Confusão
- Carregador de sonhos
- Muda Lino
- Passa sonho
- Onde está Lucas?
- Qual seu sonho?
- Estourando bolhas
Atividade de culminância:
- Questionamentos orais
- Compreensão e interpretação de histórias
- Adivinhas
- Produção de texto coletivo
- Construção de painéis
- Jogo das sílabas
Matemática:
- História matemática
- Jogo do stop
- Quebra cabeça matemático
- Jogo das fichas
- Construção de material de contagem
- Jogo dos sonhos
- Calculando estrelas
- Gráfico dos sonhos
Estudos Sociais:
- Sonho para meu bairro
- O que fazemos durante o dia e o que fazemos durante a noite
- Adivinhas
Ciências:
- Dia e noite
- A química do sabão
- Aves que vivem no céu
- Adivinhas
- Aproveitamento de latinhas
- Gravidade
Artes:
- Confecção de móbiles
- Técnica do mosaico
- Dobradura
- Colagem
- Pintura
- Recorte
- Técnica do giz molhado
Ensino Religioso:
- Caixa do espelho
- Criação das regras da sala
- Móbile dos sentimentos
- Painel dos sonhos
Educação Física:
- Alongamento
- Alcançando o sonho
- Lua e estrela
- Abre a porta
- Lino sai da caixa
- Cada criança no seu sonho
- Circuito da bolha
- Confusão
- Carregador de sonhos
- Muda Lino
- Passa sonho
- Onde está Lucas?
- Qual seu sonho?
- Estourando bolhas
Atividade de culminância:
Decoração da sala, mesa partilhada e apresentação de talentos.
Avaliação:
Acontecerá durante a execução do projeto, através da observação e acompanhamento das atividades, fazendo-se as alterações sempre que necessário.
Observações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário