28/11/2012

Eu tenho sonhos, e tu?


Projeto criado pela aluna Laísa Martins, da turma 31 A/2012, para se aplicado no primeiro  ano do ensino fundamental.

Tema: Sonhos

Título: Eu tenho sonhos, e tu?

Período de duração: Aproximadamente 10 dias

Justificativa:

“Sonhar é acordar-se para dentro” (Mario Quintana).

Segundo o dicionário virtual Priberam, sonho quer dizer “conjunto de ideias e de imagens que se apresentam durante o sono, imaginação, fantasia, ilusão.”

Sonhar, no sentido de imaginação, fantasia, é muito bom, realizar nossos sonhos é melhor ainda! Como? Lutando por eles é claro, as coisas não vem facilmente, não caem do céu, haverá obstáculos, mas não podemos desistir.

E esse é meu propósito, permitir que os alunos sonhem, lutem por aquilo que querem, imaginem, brinquem, e que seus corações se encham de esperanças e que nunca as percam. Pois o mundo é daqueles que têm atitude, fé e que acreditam no seu potencial.

Objetivo geral:

Estimular a imaginação e a autonomia, através do diálogo e das atividades que serão propostas.

Habilidades:
  • Adotar
  • Adquirir
  • Ampliar
  • Aplicar
  • Associar
  • Aperfeiçoar
  • Apreciar
  • Brincar
  • Compreender
  • Comunicar
  • Comparar
  • Compartilhar
  • Conhecer
  • Construir
  • Classificar
  • Criar
  • Demonstrar
  • Desenvolver
  • Escutar
  • Expressar
  • Explorar
  • Equilibrar
  • Entender
  • Fomentar
  • Identificar
  • Interpretar
  • Ilustrar
  • Imaginar
  • Interagir
  • Interessar
  • Localizar
  • Ler
  • Memorizar
  • Manter
  • Manusear
  • Observar
  • Ouvir
  • Produzir
  • Participar
  • Perceber
  • Questionar
  • Reconhecer
  • Relacionar
  • Recrear
  • Resolver
  • Respeitar
  • Situar
  • Somar
  • Sonhar
  • Trabalhar
  • Valorizar
  • Utilizar
Atividade desencadeadora: O conto “Lino”, de André Neves

Atividades Previstas

Português:

- Hora do conto: “A tampa do céu”, de Adriana Falcão
- Conversação
- Questionamentos orais
- Compreensão e interpretação de histórias
- Adivinhas
- Produção de texto coletivo
- Construção de painéis
- Jogo das sílabas

Matemática:

- História matemática
- Jogo do stop
- Quebra cabeça matemático
- Jogo das fichas
- Construção de material de contagem
- Jogo dos sonhos
- Calculando estrelas
- Gráfico dos sonhos

Estudos Sociais:

- Sonho para meu bairro
- O que fazemos durante o dia e o que fazemos durante a noite
- Adivinhas

Ciências:

- Dia e noite
- A química do sabão
- Aves que vivem no céu
- Adivinhas
- Aproveitamento de latinhas
- Gravidade

Artes:

- Confecção de móbiles
- Técnica do mosaico
- Dobradura
- Colagem
- Pintura
- Recorte
- Técnica do giz molhado

Ensino Religioso:

- Caixa do espelho
- Criação das regras da sala
- Móbile dos sentimentos
- Painel dos sonhos

Educação Física:

- Alongamento
- Alcançando o sonho
- Lua e estrela
- Abre a porta
- Lino sai da caixa
- Cada criança no seu sonho
- Circuito da bolha
- Confusão
- Carregador de sonhos
- Muda Lino
- Passa sonho
- Onde está Lucas?
- Qual seu sonho?
- Estourando bolhas

Atividade de culminância:

Decoração da sala, mesa partilhada e apresentação de talentos.

Avaliação

Acontecerá durante a execução do projeto, através da observação e acompanhamento das atividades, fazendo-se as alterações sempre que necessário.

Observações:




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails