01/12/2012

Pule de cabeça nessa magia!


Projeto criado pela aluna Karoline Pereira Goulart, da turma 21 A/2012, para ser aplicado na educação infantil.

Tema: Bruxas e monstros

Título: Pule de cabeça nessa magia!

Período de duração: 10 dias

Justificativa:

Como diz no trecho do livro “Confusão de línguas na literatura: o que o adulto escreve, a criança lê”, de Ninfa Parreiras, 
é importante levar para as crianças histórias de transformações, de bruxas e de monstros para que elas possam descobrir um caminho para enfrentar seus medos, suas dúvidas e seus fantasmas. 
Quero mostrar de um modo divertido que bruxas e monstros são apenas fantasias, para que, mais além, os alunos possam lidar com diferentes situações, como a perda de alguém, por exemplo.

Objetivo Geral:

Incentivar as crianças a enfrentar seus medos através da brincadeira e da fantasia.

Habilidades:
  • Criar
  • Desenvolver a coordenação motora fina
  • Dialogar
  • Expressar
  • Imaginar e criar
  • Memorizar
  • Modelar
  • Movimentar-se
  • Narrar fatos
  • Perceber
  • Prestar atenção
  • Relacionar números e quantidades
  • Respeitar
Atividade desencadeadora: hora do conto com: “Quando nasce um monstro”, de Sean Taylor

Atividades previstas:

Comunicação e expressão:

- Hora do conto: “Era uma vez uma bruxa”, de Lia Zatz
- Exploração oral da história
- Textos coletivos

Psicomotricidade:

- Estátua
- Mimica teatral
- Eu quero! Eu quero! Eu quero!
- Quem tem medo de fantasma?
- Os caçadores da moeda perdida
- O feitiço virou contra o feiticeiro
- Corra seu monstro!
- Espelho mágico
- Pega, pega, dona Bruxa
- Corra fantasma
- Seu Monstro e a dona Bruxa
- Alongamento

Linguagem musical:

- Meu lanchinho (paródia)
- Cantigas

Linguagem plástica:

- Desenho livre
- Modelagem
- Pintura à dedo
- Papel rasgado
- Técnica do giz molhado
- Confecção de convite

Lógico matemático:

- Contagem dos alunos
- Exploração de cartazes
- Jogo da memória
- Boliche da matemática
- Sacola mágica
- Jogos com blocos- lógicos
- Jogo tirando do prato

Natureza e sociedade:

- Painéis
- Confecção de um personagem

Ensino Religioso:

- Regras de Convivência
- Decoração da sala para a festa de dia das bruxas
- Mesa partilhada
- Elaboração de um convite para a festa da bruxa

Atividade de Culminância:

- Festa de encerramento do dia das bruxas

Avaliação:

Acontecerá durante a execução do projeto fazendo-se as alterações sempre que necessário.

Observações:

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails