Tema: Bruxas e monstros
Título: Pule de cabeça nessa magia!
Período de duração: 10 dias
Justificativa:
Como diz no trecho do livro “Confusão de línguas na literatura: o que o adulto escreve, a criança lê”, de Ninfa Parreiras,
é importante levar para as crianças histórias de transformações, de bruxas e de monstros para que elas possam descobrir um caminho para enfrentar seus medos, suas dúvidas e seus fantasmas.
Quero mostrar de um modo divertido que bruxas e monstros são apenas fantasias, para que, mais além, os alunos possam lidar com diferentes situações, como a perda de alguém, por exemplo.
Objetivo Geral:
Incentivar as crianças a enfrentar seus medos através da brincadeira e da fantasia.
Habilidades:
- Criar
- Desenvolver a coordenação motora fina
- Dialogar
- Expressar
- Imaginar e criar
- Memorizar
- Modelar
- Movimentar-se
- Narrar fatos
- Perceber
- Prestar atenção
- Relacionar números e quantidades
- Respeitar
Atividades previstas:
Comunicação e expressão:
- Hora do conto: “Era uma vez uma bruxa”, de Lia Zatz
- Exploração oral da história
- Textos coletivos
Psicomotricidade:
- Estátua
- Mimica teatral
- Eu quero! Eu quero! Eu quero!
- Quem tem medo de fantasma?
- Os caçadores da moeda perdida
- O feitiço virou contra o feiticeiro
- Corra seu monstro!
- Espelho mágico
- Pega, pega, dona Bruxa
- Corra fantasma
- Seu Monstro e a dona Bruxa
- Alongamento
Linguagem musical:
- Meu lanchinho (paródia)
- Cantigas
Linguagem plástica:
- Desenho livre
- Modelagem
- Pintura à dedo
- Papel rasgado
- Técnica do giz molhado
- Confecção de convite
Lógico matemático:
- Modelagem
- Pintura à dedo
- Papel rasgado
- Técnica do giz molhado
- Confecção de convite
Lógico matemático:
- Contagem dos alunos
- Exploração de cartazes
- Jogo da memória
- Boliche da matemática
- Sacola mágica
- Jogos com blocos- lógicos
- Jogo tirando do prato
Natureza e sociedade:
- Painéis
- Confecção de um personagem
Ensino Religioso:
- Regras de Convivência
- Decoração da sala para a festa de dia das bruxas
- Mesa partilhada
- Elaboração de um convite para a festa da bruxa
Atividade de Culminância:
- Festa de encerramento do dia das bruxas
Avaliação:
Acontecerá durante a execução do projeto fazendo-se as alterações sempre que necessário.
Observações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário