Projeto criado pela aluna Any Letícia Lopes Fragoso, da turma 21 A/2012, para ser aplicado na educação infantil.
Tema: Contos de fadas
Título: Contos de fadas continuam para sempre
Período de duração: Aproximadamente dez aulas
Justificativa:
Através dos contos de fadas temos a oportunidade de resgatar o mundo da literatura e da fantasia, estimulando a imaginação e a criatividade.
Além disso as mensagens contidas nos contos de fadas, tais como: bondade, coragem, altruísmo e afeto, são pontos importantes que devemos trabalhar com as crianças, pois através dos contos, muitas crianças se identificam com o que os personagens estão sentindo (medos, angústias, ciúmes, raiva...) e assim conseguem entender e, até mesmo, superar esses sentimentos, podemos, também, mostrar as diferenças entre pessoas, classes sociais... E fazer com que aprendam a lidar com essas diferenças.
"As crianças através da utilização dos contos, aprendem sobre problemas interiores dos seres humanos e sobre suas soluções" (Bettelheim).Objetivo geral:
Aprender que todos temos problemas e diferenças e entender que, apesar disso, podemos ter um "final feliz".
Habilidades:
- Analisar
- Argumentar
- Associar
- Classificar
- Comparar
- Construir
- Dialogar
- Expressar
- Identificar
- Imaginar e criar
- Ilustrar
- Observar
- Ouvir
- Relacionar
- Representar
- Vivenciar
Atividade desencadeadora: hora do conto utilizando a história Pinóquio, de Carlo Collodi
Atividades previstas:
Comunicação e expressão:
- Hora do conto: Branca de neve e os sete anões, dos Irmãos Grimm
- Questionamentos orais
- Compreensão e interpretação da história
- Exploração dos cartazes:Rotina
- Calendário
- Chamada
- Cartaz do tempo
- Cantigas de roda
- Canções dos momentos de rotina
Psicomotricidade:
- O caminho da Branca de Neve
- A festa da Branca de Neve
- Alongamento com jornal
- Asas de borboletas
- Os amigos de Pinóquio (os animais)
- Pinóquio ata, Gepeto desata
- Alongamento
- Estoura, estoura
Linguagem musical:
- Cantigas de roda
- Canções dos momentos de rotina
-Eu vou pra casa, agora, eu vou
Linguagem plástica:
- Desenho livre
- Pintura a dedo (com goma/ tinta guache)
- Confecções das massinhas de modelar
- Confeccionando o grilo
Lógico matemático:
- Contagem dos alunos (relação número X quantidade)
- Exploração do calendário
- Noção do antecessor e sucessor
- O salta poças
- A sopa da Branca de Neve
- Dez coloridos
- Organizando garrafas
Natureza e Sociedade
- Cartaz do tempo
- Higiene
- A maçã (alimentação saudável)
- As profissões
- O habitat natural dos animais
Ensino religioso:
- Orações
- Painel: Somos diferentes porém iguais
- Quem sou eu
- É feio mentir
Atividade de culminância:
Passeio com as turmas VIA e VC à biblioteca do SESI.
Avaliação:
Acontecerá durante a execução do projeto fazendo-se as alterações que necessárias.
Observações:
Um comentário:
MUITO BOM O PROJETO DELA PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!
Postar um comentário