20/12/2012

Você quer trocar?


Projeto criado pela aluna Dallal Hijazin, da turma 31 A/2012, para ser aplicado no primeiro  ano do ensino fundamental.                

Tema: Trocas

Título: Você quer trocar?

Período de Duração: Aproximadamente 10 dias

Justificativa: 

Toda criança gosta de trocar figurinhas, brinquedos e brincadeiras e até mesmo as novas palavras com os amigos. Essas trocas não poderiam ficar de fora da escola, quanto mais a aula for de assuntos que façam parte do universo dos alunos  melhor, pois irá chamar a atenção deles e com certeza participarão mais.  Serve também para a criança entender que essas trocas ou (escolhas) não acontecerão somente agora mas sim pela vida toda. Para finalizar, lembro Paulo Freire, quando diz que
 “Alunos  e professores devem saber que seu maior tesouro é o diálogo, o professor deve saber que a prática de ensino é na verdade uma troca de experiências,” (Pedagogia  da Autonomia)                                                                     
Objetivo Geral:  Compreender que a troca é comum no dia a dia, mesmo que o indivíduo não se dê conta que está está fazendo uso.

Habilidades:
  • Adotar                                         
  • Adquirir                                        
  • Agradecer                               
  • Analisar                                     
  • Brincar    
  • Comparar                                   
  • Compreender                               
  • Conhecer                                     
  • Construir                                      
  • Cooperar                                       
  • Criar                             
  • Desenvolver                                 
  • Dialogar                                        
  • Escolher                                       
  • Explorar                                       
  • Expressar                                      
  •  Identificar                             
  •  Imaginar                               
  • Interagir                              
  • Interpretar         
  • Modelar             
  •  Narrar              
  • Observar                  
  • Ouvir                
  • Participar         
  • Perceber
  • Produzir   
  • Reconhecer
  • Recrear
  • Relacionar  
  • Trocar
  • Utilizar
  • Valorizar
  • Vivenciar 
Atividade Desencadeadora: hora do conto com “Você Troca?”, de Eva Furnari, contado com o auxílio de imagens da história em palito.

Atividades Previstas: 

Português       
                                        
- Hora do conto: "O Livro daCom-Fusão", de Ilan Brenmam e Fê
- Conversação
- Compreensão e interpretação de histórias
- Questionamentos Orais
- Pesquisa: Quais são as trocas mais comuns?
- Exploração do Calendário e do Cartaz do Tempo
- Cantigas de roda
- Chamada
- Som das Letrinhas
- Sacola da Leitura
- Aprendendo sobre as trocas de dentes
- Troca de cartas
- Trocando Letras
- Montando palavrinhas

Educação Física

- Alongamento
- Alongamento esquisito
- Corrida dos animais
- Circuito das aventuras
- Estátua
- Entrando no ritmo
- Muda Rei
- Dentro Fora
- Sério, Riso e Choro
- A cobra não tem pé
- Eu quero

Educação Artística

- Canções dos momentos da rotina
- Quebra cabeça com o desenho que os alunos construírem
- Construção de dedoches
- Construção de cartazes
- Vamos modelar?

Matemática

- Exploração do Calendário (tempo, mês, ano, semana, dia.)
 - Que número vem antes?  Que número  vem depois?
 - Gráfico: Oque você já trocou?
- Comparação
- Histórias matemáticas
- Trabalho com Quantidades
- Indicando números
- Pintando numerais
- Labirinto da matemática
- Desafio matemático

Estudos Sociais
                                   
- Painel: Palavrinhas mágicas
- Exposição dos trabalhos
- Você é o repórter
- Linha do tempo
- Pesquisa: qual seria o seu nome?

Ciências

- Explosão de cores
- Observando a natureza
- Sabendo um pouco mais
- Aprendendo sobre a troca de dentes

Ensino Religioso

- Oração
- Regras de convivência
- Como estou hoje?
- Mesa partilhada
- Momento de agradecimento
- Somos educados

Atividade de Culminância:

As professoras das turmas de 1º ano farão uma festa de integração entre as turmas, com brincadeiras, algodão doce, música e entrega de cartões. 

Avaliação: 

Acontecerá durante a execução do projeto, através da observação e acompanhamento das atividades, fazendo-se alterações sempre que necessário.

Observação:


Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei este plano!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails