Projeto criado pela aluna Dallal Hijazin, da turma 31 A/2012, para ser aplicado no primeiro ano do ensino fundamental.
Tema:
Trocas
Título: Você quer trocar?
Período
de Duração: Aproximadamente 10 dias
Justificativa:
Toda criança gosta de trocar figurinhas, brinquedos e brincadeiras e
até mesmo as novas palavras com os amigos. Essas trocas não poderiam ficar de
fora da escola, quanto mais a aula for de assuntos que façam parte do universo
dos alunos melhor, pois irá chamar a
atenção deles e com certeza participarão mais. Serve também para a
criança entender que essas trocas ou (escolhas) não acontecerão somente agora
mas sim pela vida toda. Para finalizar, lembro Paulo Freire, quando diz que
“Alunos e professores devem saber que seu maior tesouro é o diálogo, o professor deve saber que a prática de ensino é na verdade uma troca de experiências,” (Pedagogia da Autonomia)
Objetivo
Geral: Compreender que a
troca é comum no dia a dia, mesmo que o indivíduo não se dê conta que está está
fazendo uso.
Habilidades:
- Adotar
- Adquirir
- Agradecer
- Analisar
- Brincar
- Comparar
- Compreender
- Conhecer
- Construir
- Cooperar
- Criar
- Desenvolver
- Dialogar
- Escolher
- Explorar
- Expressar
- Identificar
- Imaginar
- Interagir
- Interpretar
- Modelar
- Narrar
- Observar
- Ouvir
- Participar
- Perceber
- Produzir
- Reconhecer
- Recrear
- Relacionar
- Trocar
- Utilizar
- Valorizar
- Vivenciar
Atividades
Previstas:
Português
- Hora do conto: "O Livro daCom-Fusão", de Ilan Brenmam e Fê
- Conversação
- Compreensão e interpretação de histórias
- Questionamentos Orais
- Pesquisa: Quais são as trocas mais comuns?
- Exploração do Calendário e do Cartaz
do Tempo
- Cantigas de roda
- Chamada
- Som das Letrinhas
- Sacola da Leitura
- Aprendendo sobre as trocas de dentes
- Troca de cartas
- Trocando Letras
- Montando palavrinhas
Educação
Física
- Alongamento
- Alongamento esquisito
- Corrida dos animais
- Circuito das aventuras
- Estátua
- Entrando no ritmo
- Muda Rei
- Dentro Fora
- Sério, Riso e Choro
- A cobra não tem pé
- Eu quero
Educação Artística
- Canções dos momentos da rotina
- Quebra cabeça com o desenho que os alunos construírem
- Construção de dedoches
- Construção de cartazes
- Vamos modelar?
Matemática
- Exploração do Calendário
(tempo, mês, ano, semana, dia.)
- Que número vem
antes? Que número vem depois?
- Gráfico: Oque você já
trocou?
- Comparação
- Histórias matemáticas
- Trabalho com Quantidades
- Indicando números
- Pintando numerais
- Labirinto da matemática
- Desafio matemático
Estudos Sociais
- Painel: Palavrinhas mágicas
- Exposição dos trabalhos
- Você é o repórter
- Linha do tempo
- Pesquisa: qual seria o seu nome?
Ciências
- Explosão de cores
- Observando a natureza
- Sabendo um pouco mais
- Aprendendo sobre a troca de dentes
Ensino
Religioso
- Oração
- Regras de convivência
- Como estou hoje?
- Mesa partilhada
- Momento de agradecimento
- Somos educados
Atividade de Culminância:
As professoras das turmas de 1º ano farão uma festa de
integração entre as turmas, com brincadeiras, algodão doce, música e entrega de
cartões.
Avaliação:
Acontecerá durante a execução do projeto, através da observação e
acompanhamento das atividades, fazendo-se alterações sempre que necessário.
Observação:
Um comentário:
Adorei este plano!
Postar um comentário