Tema: Meio Ambiente
Título: O que é vivo só está inteiro no seu meio
Período de Duração: Aproximadamente 10 dias ( início 22/10 e término 05/11)
Justificativa:
Objetivo Geral:
Todos sabemos que “a grande preocupação mundial é com o meio ambiente, realmente o futuro necessita dele, mas depende mesmo das crianças. Cultivemos o Ambiente para sonhar, mas não nos esqueçamos de salvar os sonhos” (Afonso Allan).
Por isso desde a infância, devemos ensinar o aluno a cuidar do ambiente em que vive. Devemos mostrar a situação em que nossa natureza se encontra hoje em dia, proporcionando ao aluno atividades que o desafiem e façam com que ele vá à busca de novos conhecimentos. Assim o aluno aprenderá a cuidar e valorizar o ambiente em que vivemos.
Objetivo Geral:
Despertar no aluno interesses em relação ao cuidado do ambiente em que vive, valorizando a natureza, cuidando-a e preservando-a.
Habilidades:
Habilidades:
- Adquirir
- Ampliar
- Assumir
- Alongar
- Analisar
- Brincar
- Comparar
- Confeccionar
- Construir
- Desenhar
- Dialogar
- Exercitar
- Expressar-se
- Ilustrar
- Interagir
- Ler
- Observar
- Ouvir
- Participar
- Pesquisar
- Produzir
- Recrear-se
- Trabalhar
- Valorizar
A história será contada com o auxílio dos alunos, que serão caracterizados com os nomes dos personagens da história.
Atividades previstas:
Português
- Hora do conto: “A Jararaca, a Perereca e a Tiririca”, de Ana Maria Machado
- Questionamentos orais
- Questionamentos escritos
- Reescrevendo o final da história
- Criação de texto coletivo
- Leitura silenciosa
- Leitura da amizade
- Hora da novidade
- Ditado visual
- Caça-palavras dos antônimos
- Observe a tira e crie diálogos
- Observando a imagem
- Encontre os sinônimos e antônimos das palavras
- Relato, por escrito, sobre tudo o que foi visto no passeio
- Criando frases de conscientização
Estudos Sociais
- Questionamentos escritos
- Reescrevendo o final da história
- Criação de texto coletivo
- Leitura silenciosa
- Leitura da amizade
- Hora da novidade
- Ditado visual
- Caça-palavras dos antônimos
- Observe a tira e crie diálogos
- Observando a imagem
- Encontre os sinônimos e antônimos das palavras
- Relato, por escrito, sobre tudo o que foi visto no passeio
- Criando frases de conscientização
Estudos Sociais
- Painéis: O mundo em que vivemos e O mundo em que queremos viver
- Passeio ao Rio Uruguai e ao Museu do Rio Uruguai
Ciências
- Circuito das sensações
- Aprendendo a fazer corretamente a separação do lixo
- Coleta de materiais recicláveis
- Mural ecológico
- Descobrindo o tempo de decomposição
- Aprendendo com um texto informativo
- Reaproveitamento de materiais recicláveis
Educação Artística
- Painel “Ah, cambaxirra, se eu pudesse...”
- Criação de placas
- Pintura com tintas
- Técnica do desbotado
- Construção de lixeiras seletivas
- Ilustração textual
- Construção de porta caneta reciclável
Ensino Religioso
- Mural das regras de preservação do meio em que vivemos
- Mural das regras de convivência
- Momento de agradecimento
- Painel: A importância da água em nossa vida
- Recados entre colegas
- Pesquisa sobre religiões
- Gráfico das religiões
Educação Física
- Alongamento
- Volta à calma
- Boliche com o alfabeto
- Estouro de balões
- Vinte passes
- Desenho coletivo
Matemática
- Jogo da memória
- Descubra a figura resolvendo os cálculos
- Jogo da memória rápida
- Enigma de cálculos
- Resolvendo problemas matemáticos
- Lixeira dos cálculos
Atividade de culminância:
Exposição de painéis e objetos construídos de materiais recicláveis, feitos pelos alunos. Serão convidadas duas turmas para verem a exposição dos trabalhos.
Avaliação:
Avaliação:
Acontecerá durante a execução do projeto, através da observação e do acompanhamento das atividades, fazendo as alterações sempre que necessário.
Observação:
Observação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário