19/12/2012

O que é vivo só está inteiro no seu meio



Projeto criado pela aluna Lígia Paola Farias, da turma 31 B/2012, para ser aplicado no terceiro ano do ensino fundamental.

Tema: Meio Ambiente

Título: O que é vivo só está inteiro no seu meio

Período de Duração: Aproximadamente 10 dias ( início 22/10 e término 05/11)

Justificativa:

Todos sabemos que “a grande preocupação mundial é com o meio ambiente, realmente o futuro necessita dele, mas depende mesmo das crianças. Cultivemos o Ambiente para sonhar, mas não nos esqueçamos de salvar os sonhos” (Afonso Allan). 

Por isso desde a infância, devemos ensinar o aluno a cuidar do ambiente em que vive. Devemos mostrar a situação em que nossa natureza se encontra hoje em dia, proporcionando ao aluno atividades que o desafiem e façam com que ele vá à busca de novos conhecimentos. Assim o aluno aprenderá a cuidar e valorizar o ambiente em que vivemos. 

Objetivo Geral: 

Despertar no aluno interesses em relação ao cuidado do ambiente em que vive, valorizando a natureza, cuidando-a e preservando-a.

Habilidades:
  • Adquirir 
  • Ampliar 
  • Assumir 
  • Alongar 
  • Analisar 
  • Brincar 
  • Comparar 
  • Confeccionar 
  • Construir 
  • Desenhar 
  • Dialogar 
  • Exercitar 
  • Expressar-se 
  • Ilustrar 
  • Interagir 
  • Ler 
  • Observar 
  • Ouvir 
  • Participar 
  • Pesquisar 
  • Produzir 
  • Recrear-se 
  • Trabalhar 
  • Valorizar 
Atividade Desencadeadora: A história “Ah, cambaxirra, se eu pudesse...”, de Ana Maria Machado

A história será contada com o auxílio dos alunos, que serão caracterizados com os nomes dos personagens da história.

Atividades previstas:

Português

- Hora do conto: “A Jararaca, a Perereca e a Tiririca”, de Ana Maria Machado
- Questionamentos orais
- Questionamentos escritos
- Reescrevendo o final da história
- Criação de texto coletivo
- Leitura silenciosa
- Leitura da amizade
- Hora da novidade
- Ditado visual
- Caça-palavras dos antônimos
- Observe a tira e crie diálogos
- Observando a imagem
- Encontre os sinônimos e antônimos das palavras
- Relato, por escrito, sobre tudo o que foi visto no passeio
- Criando frases de conscientização

Estudos Sociais 

- Painéis: O mundo em que vivemos e O mundo em que queremos viver
- Passeio ao Rio Uruguai e ao Museu do Rio Uruguai

Ciências 

- Circuito das sensações
- Aprendendo a fazer corretamente a separação do lixo
- Coleta de materiais recicláveis
- Mural ecológico
- Descobrindo o tempo de decomposição
- Aprendendo com um texto informativo
- Reaproveitamento de materiais recicláveis

Educação Artística 

- Painel “Ah, cambaxirra, se eu pudesse...”
- Criação de placas
- Pintura com tintas
- Técnica do desbotado
- Construção de lixeiras seletivas
- Ilustração textual
- Construção de porta caneta reciclável

Ensino Religioso 

- Mural das regras de preservação do meio em que vivemos
- Mural das regras de convivência
- Momento de agradecimento
- Painel: A importância da água em nossa vida
- Recados entre colegas
- Pesquisa sobre religiões
- Gráfico das religiões

Educação Física 

- Alongamento
- Volta à calma
- Boliche com o alfabeto
- Estouro de balões
- Vinte passes
- Desenho coletivo

Matemática 

- Jogo da memória
- Descubra a figura resolvendo os cálculos
- Jogo da memória rápida
- Enigma de cálculos
- Resolvendo problemas matemáticos
- Lixeira dos cálculos

Atividade de culminância: 

Exposição de painéis e objetos construídos de materiais recicláveis, feitos pelos alunos. Serão convidadas duas turmas para verem a exposição dos trabalhos.

Avaliação: 

Acontecerá durante a execução do projeto, através da observação e do acompanhamento das atividades, fazendo as alterações sempre que necessário.

Observação: 


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails