Surpresa, captura e envolvimento sintetizam sensações que certamente gostaríamos de provocar em nossos alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais em sua experiência com a narrativa literária. Muito mais do que "correção de leitura, interpretação fiel e entendimento", o maior e mais duradouro sucesso do nosso trabalho com as histórias em salas de aula é tornar o contato com livros uma experiência repleta de vivências significativas para nossos alunos, experiências capaz de modificar suas vidas. Enfim, entrar no mundo mágico dos livros, gostar dele e, em consequência, querer nele ficar (Maria Isabel Dalla Zen e Rosa M. Hessel Silveira).
Em 2012, lemos obras de literatura infantil, fizemos as primeiras experiências de hora do conto, refletimos sobre a formação do leitor e o ensino de literatura na educação infantil e nos anos iniciais...
Alguns textos que a turma 21 A produziu, a partir dessas vivências, estão na Revista Era uma vez...
Quer dizer, somos editor@s da Revista !!!
Por isso, nossas contribuições, para que esse espaço fique com o nosso jeito, são muito importantes!!!
Para "amarrar" nossas reflexões, trago o desafio de realizar uma atividade colaborativa, usando um editor de texto online Pirate Pad.
Vamos usar nossos tempos na escola e alguns tempos em casa!
É um trabalho que envolve a leitura de um site que aborda temas sobre literatura infantil para ser indicado na Revista Era uma vez...
Cada grupo receberá o link de um site e ficará responsável pela leitura, análise do site e elaboração de um texto coletivo em que apareça o resumo do conteúdo do site e a resposta à pergunta: vale a pena acessar esse site para fortalecer/consolidar os conhecimentos sobre literatura infantil? por quê?
Para acessar o editor de texto, cada grupo deve clicar no link abaixo em que se encontra o seu nome. Lá o grupo vai encontrar algumas orientações para realização da atividade!
Os grupos, quando finalizarem o trabalho, devem inserir o link para o texto no grupo Curso Normal - Elisa Valls, no Facebook.
Grupo 1: Andressa Salgueiro, Karoline - Literatura Infantil
Grupo 2 : Ana Luiza, Aniele, Bethina, Bianca Dutra - O livro para a criança
Grupo 3: Bruna Nunes, Bruna Bittencourt, Daiane Salgueiro - Projeto Conto de fadas
Grupo 4: Bruna Mosse, Caroline - A importância da leitura
Grupo 5: Dayane, Evandro - Leitura na pré-escola
Grupo 6: Indaiara, Juliana - Leitura nos anos iniciais I
Grupo 7: Karen, Sabrina - Literatura Infantil
Grupo 8: Marielle, Melani, Tatiele, Wandélli - Revista Emília
Nenhum comentário:
Postar um comentário