Projeto criado pela aluna Caroline P. Gonsalves, da turma 21 A/2012, para ser aplicado na educação infantil.
Tema: Literatura Infantil
Título: Crianças no mundo da imaginação
Período de duração: Aproximadamente 10 dias
Início: 22/10/2012 Término: 05/10/2012
Justificativa:
A literatura Infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é, através dos livros e contos infantis, que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias.
Segundo Fanny Abramovich, “... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter caminho absolutamente infinito de descoberta e da compreensão do mundo...”
Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo de substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro.
Objetivo Geral:
Incentivar o prazer e o valor da leitura.
Habilidades:
- Analisar
- Apreciar
- Autonomia
- Argumentar
- Brincar
- Comparar
- Construir
- Classificar
- Dialogar
- Escolher
- Explorar
- Expressar-se
- Ilustrar
- Imaginar
- Identificar
- Participar
- Produzir
- Ouvir
Atividades Previstas:
Comunicação e expressão
- Hora do conto: “Cinderela”, de Charles Perrault
- Cinderela
- Expressão oral de histórias
- Exploração do calendário
- Exploração do cartaz do tempo e das estações
- Rodinha
- Exploração da rotina
- Exploração da chamada (diferentes formas de trabalhar com os nomes)
- Dramatização da história ouvida
- Assistindo filmes
- Conhecendo os nomes
- Ajudante do dia
- Compreensão e Interpretação da história
- Conversação
Psicomotricidade
- Sininho mandou
- Peter Pan sai do barco
- Corrida dos Peter e Sininhos - Jogo do balão
- Encher até estourar
- O que fizemos hoje?
- Atividades com expressão corporal ou facial
- Brincadeiras que envolvam canto e movimento
- Acha o tênis do Peter Pan
- Aquecimento do Peter Pan
- Agarra teu par
- Passa a bola
- Imitando a Cinderela
- Adivinha quem é?
- Dança com a laranja
- Montagem
- Bumbalões das princesas
- Sopra- Sopra
- Chamada na roda
- Aquecimento das princesas
Linguagem Musical
- Brincadeiras que envolvam canto e movimento
- Acha o tênis do Peter Pan
- Aquecimento do Peter Pan
- Agarra teu par
- Passa a bola
- Imitando a Cinderela
- Adivinha quem é?
- Dança com a laranja
- Montagem
- Bumbalões das princesas
- Sopra- Sopra
- Chamada na roda
- Aquecimento das princesas
Linguagem Musical
- Cantigas de roda:
Linguagem Plástica
- Desenho livre
- Construção da varinha mágica
- Modelagem
- Painel
- Caixa de criação
- Construção de mural
- Recorte
- Montagem
- Construindo nossos próprios instrumentos
Lógico Matemático
- Exploração do calendário
- Exploração da chamada
- Exploração da rotina
- Classificação
- Números de alunos
- Números de amigos que eu tenho
- Formas geométricas
- Bingo
- Jogo da velha
- Dominó
Natureza e Sociedade
- Ajudante do dia
- Cartaz das estações
- Cartaz do tempo
- Brinquedo livre
- Organização da sala
- Caixa de criação
- Passeios
- Hábitos de higiene
- Painéis
- Piqueniques
- Entrevistas
Ensino Religioso
- Momentos de agradecimento
- Jogos
- Caixa de criação
- Regras de convivência
- Oração
-Música: Diante do trono - O arco íris
- Minha família
- Eu e meus amigos
Atividade de Culminância
A professora levará os alunos na biblioteca do SESI, ouvirão uma história e logo farão um piquenique.
Avaliação
Acontecerá no decorrer do projeto através da observação, sempre acompanhando o aluno nas atividades, fazendo-se as alterações sempre que necessário.
- Sapo cururu
- Pombinha branca
- Conheço um jacaré
- 1,2,3 indiozinhos
- Ciranda cirandinha
- Terezinha de Jesus
- O cravo e a rosa
- Dança da cadeira
- Meu lanchinho
- Bom dia aos amiguinhos
- Guarda-guarda bem direitinho
- Comer comer
- Palavrinhas mágicas
- Galinha Pintadinha
- Xuxa
- Crianças diante do trono – o arco íris
Linguagem Plástica
- Desenho livre
- Construção da varinha mágica
- Modelagem
- Painel
- Caixa de criação
- Construção de mural
- Recorte
- Montagem
- Construindo nossos próprios instrumentos
Lógico Matemático
- Exploração do calendário
- Exploração da chamada
- Exploração da rotina
- Classificação
- Números de alunos
- Números de amigos que eu tenho
- Formas geométricas
- Bingo
- Jogo da velha
- Dominó
Natureza e Sociedade
- Ajudante do dia
- Cartaz das estações
- Cartaz do tempo
- Brinquedo livre
- Organização da sala
- Caixa de criação
- Passeios
- Hábitos de higiene
- Painéis
- Piqueniques
- Entrevistas
Ensino Religioso
- Momentos de agradecimento
- Jogos
- Caixa de criação
- Regras de convivência
- Oração
-Música: Diante do trono - O arco íris
- Minha família
- Eu e meus amigos
Atividade de Culminância
A professora levará os alunos na biblioteca do SESI, ouvirão uma história e logo farão um piquenique.
Avaliação
Acontecerá no decorrer do projeto através da observação, sempre acompanhando o aluno nas atividades, fazendo-se as alterações sempre que necessário.
Um comentário:
Muuuuuito legal o projeto da carol , Parabéns! beijos ;*
Postar um comentário