Tema: Livros
Título: O fantástico mundo dos livros
Período de Duração: 10 dias (de 22/10 até 05/11)
Justificativa:
O livro desempenha um papel importante na vida e na formação do ser humano, pois, através dele, nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. É importante que as crianças tenham contato com os livros, mesmo que ainda não saibam ler.
Para os pequenos, a escrita é apenas um conjunto de marcas em folhas de papel.Um adulto, ao ler uma história para crianças, faz com que essas marcas ganhem vida e os pequenos tenham acesso a tudo que mora dentro dos livros, como os contos de fadas e as lendas. Livros de histórias, livros que contam casos, que despertam a curiosidade das crianças para o mundo.
A escola tem um papel fundamental para garantir o contato com os livros desde a primeira infância: manusear as obras, encantar-se com as ilustrações e começar a descobrir o mundo das letras.
Enfim, esse tema foi escolhido pela importância dos livros em nossa vida e para que as crianças deem o devido valor a estes. Aumentando o conhecimento sobre os livros, sabendo como eles são, de que autor é o livro e outros questionamentos que surgirem no decorrer das aulas.
Objetivo Geral:
Proporcionar às crianças o contato com livros de diversas maneiras, desenvolvendo, assim, o gosto pela leitura desde pequenas.
Habilidades:
Habilidades:
- Argumentar
- Construir
- Criar e Imaginar
- Classificar
- Comparar
- Dialogar
- Desenhar
- Explorar
- Expressar-se
- Ouvir
- Observar
- Questionar
- Reconhecer
Atividades Previstas:
Comunicação e Expressão:
- Hora do conto: "Só um minutinho", de Ivan Zigg
- Exploração dos cartazes: rotina, calendário, chamada e cartaz do tempo
- Exploração oral da história
- Exploração dos cartazes: rotina, calendário, chamada e cartaz do tempo
- Exploração oral da história
- Conversação
- Compreensão e Interpretação de histórias
- Trabalho com crachás dos nomes da turma
Psicomotricidade:
- Jogo das cadeiras
- Alongamento
- Jogo do Mico
- Sapo colorido
- Pega o sapo
- Imitando os personagens da história
- Bom dia
- Boliche
- Equilibrando o Balão
- Dominó de cores
Linguagem Musical:
- Trenzinho
- Guardar os brinquedos
- O sapo cururu
Linguagem Plástica:
- Desenho com giz de cera
- Modelagem
- Pintura
- Desenho Livre
- Pintura a dedo
- Goma
- Usando as cores primárias
Lógico Matemático:
- Exploração do calendário: tempo, mês, ano, semana, dia
- Trabalhando com os blocos lógicos
- Jogo da Velha
- Quebra-cabeça
Natureza e Sociedade:
- Aprendendo sobre hábitos de higiene
- Conversa sobre alimentação saudável
- Painel do livro que eu mais gosto
- Observando e representando suas características físicas
Ensino Religioso:
- Partilha do lanche
- Momentos de agradecimento
- Orações
- Regras de convivência
Atividade de culminância:
Construção de um livro coletivo. Serão, também, expostos para os pais os trabalhos desenvolvidos durante o projeto.
Avaliação:
- Compreensão e Interpretação de histórias
- Trabalho com crachás dos nomes da turma
Psicomotricidade:
- Jogo das cadeiras
- Alongamento
- Jogo do Mico
- Sapo colorido
- Pega o sapo
- Imitando os personagens da história
- Bom dia
- Boliche
- Equilibrando o Balão
- Dominó de cores
Linguagem Musical:
- Canções da rotina:
- Trenzinho
- Guardar os brinquedos
- Música na Hora do conto: "A professora veio aqui na aula pra contar historinha para os aluninhos".
- Canções sobre o sapo:
- O sapo cururu
Linguagem Plástica:
- Desenho com giz de cera
- Modelagem
- Pintura
- Desenho Livre
- Pintura a dedo
- Goma
- Usando as cores primárias
Lógico Matemático:
- Exploração do calendário: tempo, mês, ano, semana, dia
- Trabalhando com os blocos lógicos
- Jogo da Velha
- Quebra-cabeça
Natureza e Sociedade:
- Aprendendo sobre hábitos de higiene
- Conversa sobre alimentação saudável
- Painel do livro que eu mais gosto
- Observando e representando suas características físicas
Ensino Religioso:
- Partilha do lanche
- Momentos de agradecimento
- Orações
- Regras de convivência
Atividade de culminância:
Construção de um livro coletivo. Serão, também, expostos para os pais os trabalhos desenvolvidos durante o projeto.
Avaliação:
Através da observação direta.Observa-se o desempenho do aluno individualmente e em grupo, quanto à atenção, ao interesse, à participação e à execução das atividades propostas.
Observações:
Observações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário