28/11/2012

O fantástico mundo dos livros


Projeto criado pela aluna Bruna Nunes, da turma 21 A/2012, para ser aplicado na educação infantil.

Tema: Livros

Título: O fantástico mundo dos livros

Período de Duração: 10 dias (de 22/10 até 05/11)

Justificativa:

O livro desempenha um papel importante na vida e na formação do ser humano, pois, através dele, nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. É importante que as crianças tenham contato com os livros, mesmo que ainda não saibam ler. 

Para os pequenos, a escrita é apenas um conjunto de marcas em folhas de papel.Um adulto, ao ler uma história para crianças, faz com que essas marcas ganhem vida e os pequenos tenham acesso a tudo que mora dentro dos livros, como os contos de fadas e as lendas. Livros de histórias, livros que contam casos, que despertam a curiosidade das crianças para o mundo. 

A escola tem um papel fundamental para garantir o contato com os livros desde a primeira infância: manusear as obras, encantar-se com as ilustrações e começar a descobrir o mundo das letras. 

Enfim, esse tema foi escolhido pela importância dos livros em nossa vida e para que as crianças deem o devido valor a estes. Aumentando o conhecimento sobre os livros, sabendo como eles são, de que autor é o livro e outros questionamentos que surgirem no decorrer das aulas. 

Objetivo Geral:

Proporcionar às crianças o contato com livros de diversas maneiras, desenvolvendo, assim, o gosto pela leitura desde pequenas.

Habilidades:

  • Argumentar 
  • Construir 
  • Criar e Imaginar 
  • Classificar 
  • Comparar 
  • Dialogar 
  • Desenhar 
  • Explorar 
  • Expressar-se 
  • Ouvir 
  • Observar 
  • Questionar 
  • Reconhecer 
Atividade desencadeadora: Hora do conto com o ‘’Sapo é Sapo’’, de Max Velthuijs

Atividades Previstas:

Comunicação e Expressão:

- Hora do conto: "Só um minutinho", de   Ivan Zigg
- Exploração dos cartazes: rotina, calendário, chamada e cartaz do tempo
- Exploração oral da história 
- Conversação
- Compreensão e Interpretação de histórias
- Trabalho com crachás dos nomes da turma

Psicomotricidade:

- Jogo das cadeiras
- Alongamento
- Jogo do Mico
- Sapo colorido
- Pega o sapo
- Imitando os personagens da história
- Bom dia
- Boliche
- Equilibrando o Balão
- Dominó de cores

Linguagem Musical:

  • Canções da rotina
- Meu lanchinho
- Trenzinho
- Guardar os brinquedos
  • Música na Hora do conto: "A professora veio aqui na aula pra contar historinha para os aluninhos". 
  • Canções sobre o sapo
- O sapo não lava a pé
- O sapo cururu

Linguagem Plástica:

- Desenho com giz de cera
- Modelagem
- Pintura
- Desenho Livre
- Pintura a dedo
- Goma
- Usando as cores primárias

Lógico Matemático:

- Exploração do calendário: tempo, mês, ano, semana, dia
- Trabalhando com os blocos lógicos
- Jogo da Velha
- Quebra-cabeça

Natureza e Sociedade:

- Aprendendo sobre hábitos de higiene
- Conversa sobre alimentação saudável
- Painel do livro que eu mais gosto
- Observando e representando suas características físicas

Ensino Religioso:

- Partilha do lanche
- Momentos de agradecimento
- Orações
- Regras de convivência

Atividade de culminância: 

Construção de um livro coletivo. Serão, também, expostos para os pais os trabalhos desenvolvidos durante o projeto.

Avaliação: 

Através da observação direta.Observa-se o desempenho do aluno individualmente e em grupo, quanto à atenção, ao interesse, à participação e à execução das atividades propostas.

Observações:



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails