24/11/2012

Imaginar é criar. Imaginar é aprender.

(Fonte da imagem: Corbis)

Projeto criado pela aluna Laura Aguirre, da turma 31 B/2012, para se aplicado no terceiro  ano do ensino fundamental, publicado, originalmente, no blog Cabeça da Laura.

Tema: Imaginação

Título: Imaginar é criar. Imaginar é aprender.

Período de duração: 10 dias

Justificativa

A imaginação é a capacidade mental para relacionar, criar, inventar ou construir imagens.

Esse processo criativo pode intervir tanto em fantasias quanto na criatividade artística e intelectual. Para Aristóteles, a mente não é capaz de pensar sem imagens. Já para S. Isaacs, a imaginação é uma espécie de força criadora. Samuel Coleridge, inspirado por Kant formulou mais uma teoria, de que a imaginação é um caminho privilegiado para o conhecimento.

Assim sendo, porque de uns tempos para cá, não se estimula a imaginação dentro da escola? Noto que os conteúdos são impostos às crianças, assim perdendo a liberdade de imaginar. As crianças estão sendo cada vez mais inseridas no mundo adulto precocemente, deixando o brincar, a fantasia e a criação de lado.
“Nada paralisa mais a imaginação que o apelo à memória” (Stendhal).

Objetivo Geral

Desenvolver o aprendizado significativo dos conteúdos através da imaginação, provocando-os e desafiando-os a criar e relacionar.

Habilidades:
  • Ampliar
  • Aplicar
  • Analisar
  • Brincar
  • Compreender
  • Construir
  • Comunicar
  • Concluir
  • Comparar
  • Classificar
  • Dialogar
  • Diferenciar
  • Demonstrar
  • Difundir
  • Escolher
  • Exemplificar
  • Expressar
  • Evidenciar
  • Explorar
  • Identificar
  • Ilustrar
  • Interpretar
  • Ler
  • Localizar
  • Ouvir
  • Obter
  • Observar
  • Produzir
  • Participar
  • Questionar
  • Recrear
  • Reconhecer
  • Trabalhar
Atividade Desencadeadora: “O Piano das Cores” de Massin, contado com o apoio de máscaras e objetos de cena.

Atividades Previstas:

Português:

- Hora do Conto: “Um Sujeito sem Qualidades” de Jean Claude R. Alphen
- Conversação
- Leitura de texto informativo
- Construção coletiva de resumos dos conteúdos estudados
- Questionamentos: orais
- Escritos
- Pesquisa utilizando o dicionário
- Produção textual: criar um anúncio
- Criar uma notícia
- A partir de uma obra de arte
- Construção de painel com erros ortográficos
- Compreensão de texto
- Correção de texto do colega
- Caça-palavras

Matemática:

- Histórias matemáticas
- Trabalho com embalagens
- Disputa cooperativa envolvendo cálculos mentais
- Construção de tabuada do 4 através de jogos
- Cálculos utilizando o Cavalu
- Construção de painel diferenciando capacidade, massa e comprimento
- Medição de objetos da sala de aula
- Análise de embalagens e produtos expostos em jornais e revistas
- Retomada de cálculos em atividade física
- Prática: medida dos ingredientes da massa de modelar

Estudos Sociais:

- Leitura e compreensão de texto informativo
- Realização de enigmas utilizando os pontos cardeais
- Observação do movimento do sol
- Localização no espaço através de movimentos corporais
- Observação de mapas
- Construção de rotas com mapa da cidade

Educação Artística:

- Dobradura de papel
- Desenho com música
- Técnicas com Moldes utilizando Bombril e revistas
- Expressão corporal através da: dança
- Interpretação teatral
- Pintura com goma: monotipia do papel dobrado
- Pintura a dedo
- Massa de modelar

Ciências:

- Percepção Corporal dos órgãos dos sentidos
- Texto informativo: leitura e compreensão
- Quebra-cabeça com perguntas e respostas
- Observação do ambiente escolar
- Jogo de perguntas rápidas (Stop dos sentidos)
- Prática utilizando os sentidos

Educação Física:

- Alongamentos
- Relaxamentos
- Equilibrando o balão
- Jogos em círculo
- Jogos de agilidade em equipes
- Corrida
- Desafios coletivos
- Caminhada pelo espaço escolar
- Desenvolvendo os sentidos
- Dança
- Interpretação Teatral

Ensino Religioso:

- Piquenique (mesa artilhada)
- Construção de quebra-cabeça com diversas divindades
- Criação de um Livro de Histórias de diversas religiões
- Produção de textos e desenhos sobre as religiões

Atividade de culminância:

Acontecerá um piquenique literário no gramado da escola e as crianças terão um momento de conversa sobre como foi o projeto, os pontos positivos, negativos e qual foi seu aprendizado. Além de uma hora do conto feita pela professora e textos lidos pelos alunos.

Avaliação

Acontecerá durante a execução do projeto. Através da observação e acompanhamento das atividades, fazendo-se alterações sempre que necessário.

Observações:


Um comentário:

Laisa disse...

Adorei teu projeto, e sabes pq!
Tudo a ver com o que eu fiz...
Ousada e atrevida, adoro :D
Ainda vamos fazer uma parceria juntas ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails