11/07/2012

"O Espelho De Egon", de Horácio Soares, por Laura Aguirre 31B

Olá, meu nome é Laura Aguirre, vim aqui trazer minha contribuição para as resenhas.

Bem, eu vou falar de um livro que eu li no início do ano letivo, quando digo início, digo no primeiro e no segundo dias de aula.

Quando comprei o livro vou confessar que me apaixonei pelo título - "O Espelho de Egon" - de um autor que eu nunca tinha lido nada, chamado Horácio Soares. Mas, a curiosidade pelo título foi tanta que acabei comprando, e devorando este livro entre o primeiro e o segundo dias de aula.



É, como vocês notaram na capa, tem um certo erotismo nesse livro, diria até uma certa "Pimenta bem forte!". A história se passa no Rio de Janeiro, mas se desenrola pelo mundo inteiro, o personagem principal passa por diversos países da Europa, alguns da América do Sul e no Brasil 'vish', por quase todos os estados. A trama é meio confusa, tem muita morte, traição, perseguição, tragédias e romances, mas no final  a resolução é bem simples. O ponto chave (o qual não vou contar, se não perde a graça, e vocês não vão ler o livro) se desvenda lá, no último capítulo, diria até, na última página, só não digo na última frase, porque nessa, quem ler, olha, terá uma surpresa.

O Espelho de Egon, é um livro diferente de tudo que já li,  foge dos parâmetros. Mas, é logo isso que eu gostei! Além dos conflitos sanguinários, tem conflitos sentimentais por trás, que parecem tão pequenos, mas que são o ponto central do livro. E esses conflitos são o que te fazem querer ir adiante.

A história tem um desenrolar perfeito, os conflitos, 'esses mais fortes e sanguinários', vão se resolvendo aos poucos, e o ponto principal, o conflito sentimental do livro,  resume o sentimento de Darcy (Ah, eu tinha esquecido de dizer, o nome do personagem principal é Darcy). 

Fico impressionada, também, com uma personagem chamada Berenice, que aparece logo no primeiro capítulo do livro, e que me deixou simplesmente apaixonada, ela é uma mulher única, sua beleza não é somente física, sua inteligência é fascinante e a maneira com que ela se relaciona com Darcy é surpreendente.

Pra continuar minha lista de elogios, vou falar da riqueza cultural desse livro, ele nos traz  arte, música, pinturas, desenhos, autores e sonhos (sonhos, porque é impossível  ler esse livro e não querer pesquisar mais sobre muita coisa que  encontras dentro dele).

O Espelho de Egon, agora falando do título que tanto me encantou, é um espelho mesmo, mas que mistura o pensamento e a arte. Egon é um pintor, Egon Schiele, que já foi muito criticado, até mesmo depois de sua morte, porque seus quadros eram considerados pornografia. Mas, se vocês olharem bem, analisando bem a obra, vão encontrar tanta coisa linda -   mais do que corpos nus,  sexo, são sentimentos expressos em pinturas maravilhosas.


Voltando ao espelho, Darcy ganha-o mais ou menos no meio da história e esse espelho vira quase um personagem, porque em todo ponto forte da trama, lá está ele. Eu nem ia falar, mas só pra não dizerem AAH ELA ESQUECEU DE DIZER, Darcy tem um irmão gêmeo. 

E agora quem quiser ler que leia, porque eu não conto mais nada, 'nananinanão!'.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails