08/01/2013

Aula no Portal do Professor

A educação que se quer nos dias atuais requer do aluno habilidades cognitivas mais complexas do que as exploradas tradicionalmente. Nesse sentido, é fundamental para um educador saber selecionar adequadamente as estratégias e os recursos de aprendizagem que melhor ajudarão o aluno a alcançar os resultados esperados. No novo papel, o professor cria espaços de aprendizagem, de atividades e desempenha muitas funções novas como mediador, ativador, articulador, orientador e especialista da aprendizagem (Reflexões pedagógicas).
No início de 2012, sistematizei algumas aulas  para os anos iniciais, a fim de pôr em prática a teoria que temos estudado no ensino médio - curso normal, em didática da linguagem e literatura infantil.

Nenhuma revolução. 

Uma aula possível, integrando literatura, língua portuguesa e interfaces da web.

No início de dezembro, certamente fugindo da burocracia que envolve o encerramento dos cadernos de chamada (sofro desse mal: basta se aproximar o final de trimestre para eu descobrir mil outras coisas interessantes  para fazer!), decidi enviar esse planejamento para ser avaliado pelo pessoal do Espaço da Aula do Portal do Professor.
(...) um lugar para criar, visualizar e compartilhar aulas de todos os níveis de ensino. (...) Qualquer professor pode criar e colaborar; desenvolver aulas individualmente ou em equipe; pesquisar e explorar o conteúdo das aulas e coleções de aulas.
E  hoje, depois de alguns ajustes nos links, o plano foi publicado:


Sabe por que fico feliz? Por poder compartilhar. Cada vez mais, vivencio a web como possibilidade de superar a solidão das práticas pedagógicas. Sim, há espaço, no final da aula, para a opinião de que acessou.

No próprio Portal do Professor, há tutoriais que auxiliam tanto a reflexão sobre a metodologia como o uso das ferramentas disponíveis:
Já são quase 13 mil aulas!

Quem mais vem?
**** **** **** **** **** **** ****

Há, no Portal do Professor, outros trabalhos nossos:


Um comentário:

cantinho da Ione disse...

Ola Suely,
achei teu blog pesquisando na net,e já estou te seguindo,Parabéns pelo seu trabalho!
Aproveito para lhe convidar
a participar de uma votação de talentos em uma gincana no site Ô trocyn bão tem até o dia 05/02/2013 para dar seu voto se assim desejar,meu nome é (Ione) a enquete está ao lado esquerdo do site,e a poesia está na postagem desse link:
http://www.riosul2012.com/2013/01/ione-o-trocyn-bao.html
Desde já agradeço a sua atenção e colaboração se desejar me seguir também meus links estão abaixo:
http://poeartes.blogspot.com.br/
http://gospelcantinhodaione.blogspot.com.br/
Fique com Deus!!!
Ione Viana

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails