PLANO DE AULA COM HORA DO CONTO
Uruguaiana, 22 de outubro de 2012
Conteúdos:
- Português: literatura infantil, interpretação e compreensão, oralidade
- Matemática: quatro operações
- Educação Artística: desenho, pintura Ciências: diferentes espécies
Objetivos:
- Recrear-se com a hora do conto.
- Compreender e interpretar a história ouvida.
- Expressar-se oralmente com clareza, coerência e sequência lógica de fatos.
- Representar a história através de desenho e pintura evidenciando a criatividade.
- Trabalhar em grupo organizadamente.
- Evidenciar raciocínio lógico matemático ao resolver cálculos envolvendo as quatro operações.
- Classificar os animais conforme a sua espécie (mamífero, ave, animal marinho e inseto).
Procedimentos:
1 – Oração
Chamada
Conversa informal
2 - Hora do conto
a) Motivação
1- Qual o autor da história?
2- Quem construiu a Arca? Por que ele construiu?
3- Quem mandou Noé construir a Arca?
4- A história fala de quem?
5- O que Deus mandou que Noé colocasse na Arca?
6- O que era a Arca de Noé?
7- Qual animal que ria?
8/9/10- Tu já tinhas ouvido esta história?
11/12/13- O que tu achaste da história?
14- Como era a chuva que caiu?
15- A chuva se parecia com o quê?
16- O que a chuva cobriu?
17- Como ficaram os animais na Arca depois de muito tempo?
18- O que aconteceu em um certo dia?
19- Qual a ideia que Noé teve?
20- Por que Noé escolheu o Pombo?
21- O que Noé ficou sabendo quando o Pombo voltou?
22- O que Deus pendurou no céu?
23/24- Tu gostas de Arco Íris? Por quê?
25- O que o Arco Íris significava na história?
26/27- Tu já viste depois da chuva o Arco Íris no céu? Como ele era?
d) Vamos representar a história?
A professora organizará os alunos em grupos de quatro ou três, cada grupo ficará encarregado de desenhar uma parte da história; a partir dos parágrafos, cada grupo representará dois ou três parágrafos da história.
A professora dará uma cartolina para cada grupo e, com tinta guache, eles deverão representar a história. Após estarem pronto os cartazes a professora colará os cartazes no pátio da escola.
3 - Merenda/ Banheiro
4 - Resolve os problemas!
a) Noé construiu 5 Arcas, cada Arca tem a capacidade de carregar 436 animais. Quantos animais serão carregados ao total?
b) Na Arca, irão embarcar 658 animais, entraram apenas 279 animais. Quantos animais ainda faltam entrar?
5 – Recreio
6 - Separando as espécies
Observações:
1 – Oração
Chamada
Conversa informal
2 - Hora do conto
a) Motivação
A motivação será feita com a resenha do livro que se encontra na contracapa, a professora fará as seguintes perguntas para que os alunos respondam no seu caderno:
- Se tu fosses Noé e fizesses uma Arca, que bichos colocarias na tua Barca? Peru, macaco, aranha, pato, avestruz, pulga, galinha, carrapato?
- Que bichos salvarias da inundação?
Após ser contada a história a professora conversará com a turma perguntando aos alunos se, na história, havia os animais que eles tinham respondido em seu caderno.
b) A história “A Arca de Noé” será contada com a utilização de uma caixa como cenário e fantoches de vara.
c) Questionamentos orais:
Os questionamentos serão colocados dentro de uma caixa toda enfeitada de animais. Com os alunos em seus lugares, a professora passará a caixa, cada aluno deverá retirar um questionamento.
2- Quem construiu a Arca? Por que ele construiu?
3- Quem mandou Noé construir a Arca?
4- A história fala de quem?
5- O que Deus mandou que Noé colocasse na Arca?
6- O que era a Arca de Noé?
7- Qual animal que ria?
8/9/10- Tu já tinhas ouvido esta história?
11/12/13- O que tu achaste da história?
14- Como era a chuva que caiu?
15- A chuva se parecia com o quê?
16- O que a chuva cobriu?
17- Como ficaram os animais na Arca depois de muito tempo?
18- O que aconteceu em um certo dia?
19- Qual a ideia que Noé teve?
20- Por que Noé escolheu o Pombo?
21- O que Noé ficou sabendo quando o Pombo voltou?
22- O que Deus pendurou no céu?
23/24- Tu gostas de Arco Íris? Por quê?
25- O que o Arco Íris significava na história?
26/27- Tu já viste depois da chuva o Arco Íris no céu? Como ele era?
d) Vamos representar a história?
A professora organizará os alunos em grupos de quatro ou três, cada grupo ficará encarregado de desenhar uma parte da história; a partir dos parágrafos, cada grupo representará dois ou três parágrafos da história.
A professora dará uma cartolina para cada grupo e, com tinta guache, eles deverão representar a história. Após estarem pronto os cartazes a professora colará os cartazes no pátio da escola.
3 - Merenda/ Banheiro
4 - Resolve os problemas!
a) Noé construiu 5 Arcas, cada Arca tem a capacidade de carregar 436 animais. Quantos animais serão carregados ao total?
b) Na Arca, irão embarcar 658 animais, entraram apenas 279 animais. Quantos animais ainda faltam entrar?
c) Noé resolveu fazer uma festa em sua Arca; ele convidou 582 animais para a sua festa, apenas 351 confirmaram presença. Quantos animais não confirmaram sua presença?
d) Em um jantar que Noé fez para os animais, foram 238 animais e faltaram 159 animais. Quantos animais tinham sido convidados então?
e) Para que não haja perigo da Arca afundar, Noé precisa deixar a arca com a mesma quantidade de animais em cada lado. Sendo 922 animais ao total, quantos animais vão ficar em cada lado da Arca?
6 - Separando as espécies
A professora dará uma folha para os alunos com o desenho de alguns personagens da história. Os alunos deverão pintar e recortar os personagens, e, no caderno, deverão colar os animais dividindo quais são mamíferos, quais são insetos, quais são aves e quais são animais marinhos.
Recursos: Livro “A Arca de Noé “, fantoches em vara, caixa enfeitada com desenho de animais, cartolina, tinta guache, pincel, folha com desenho de animais
Avaliação:
- Recreação com a hora do conto
- Compreensão e interpretação da história ouvida
- Expressão oral com clareza, coerência e sequência a lógica dos fatos
- Representação da história através de desenho e pintura evidenciando a criatividade
- Trabalho em grupo organizadamente
- Raciocínio lógico matemático
- Reconhecimento da espécie a qual cada animal pertence
8 comentários:
Parabéns!!!!
Muito criativa sua aula.
Gostei muito!
Margarete - Votorantim/SP
Muito obrigada Margarete-Votorantim/SP
Adorei ,me ajudou muito
Parabéns, gostei muito, bem didático, com bons métodos de fixação da pregação. Deus continue abençoando. 🙏🏻
Muito bom , criatividade de chamar atenção das crianças
👍joia
Legal
Legal
Postar um comentário