19/11/2012

Afinal, que bicharada é essa?


Projeto criado pela aluna Keithy Lino, na Etapa III/2011, para se aplicado no terceiro ano do ensino fundamental, publicado, originalmente, no  Blog da Kheity.

Tema: Os animais

Título: Afinal, que bicharada é essa?

Período de duração: aproximadamente dez dias

Justificativa:

Valorizar os animais é uma forma de preservar a cultura de um povo. 
Em nossas aulas as crianças devem perceber as diferenças entre os animais como: mamíferos, répteis, anfíbios, etc.
Permitir que as crianças questionem e pesquisem com familiares sobre os assuntos abordados em sala de aula e levar a turma a perceber por meio de imagens, relatos, etc, as diferenças entre os animais. Deixando clara a importância que eles têm em nossas vidas e no ambiente em que vivemos. 

Objetivo geral

Valorizar e ampliar os conhecimentos da criança, estimulando a curiosidade em saber sobre os vários tipos de animais.

Atividade desencadeadora: Os animais do mundinho, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen

Atividades previstas

Português:

- Hora do Conto: Os animais do mundinho, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen e Maria vai com as outras, de Sylvia Orthof
- Conversação
- Questionamentos orais
- Questionamentos escritos
- Compreensão e interpretação
- Leitura silenciosa e oral
- Construção de frases
- Produção textual
- Separando sílabas

Matemática:

- Leitura e escrita de numerais
- Cálculos com adição e subtração
- Palavras escondidas
- Problemas matemáticos

Estudos Sociais:

- Construção de painéis: Onde os animais moram?

Educação Artística:

- Pintura e desenho
- Recorte e colagem
- Construção de bonecos
- Técnica do giz molhado
- Técnica da tinta com ovo
- Confecção de convite
- Técnica do Bombril
- Construção de painéis

Ensino Religioso:

- Construção coletiva das regras de convivência
- Bonecos com as diferenças

Educação Física

- Alongamento
- Aquecimento
- Alerta dos animais
- Cada macaco no seu galho
- Telefone sem fio
- Canguru
- Caixinha de surpresas
- Toca do coelho
- Rabinho de ovelha
- Imitando os animais

Ciências:

- Construção de cardápios

Atividade de culminância

Integração família - escola, os alunos deverão trazer para a sala de aula um objeto que represente o animal de estimação que eles gostariam de ter, e deverão falar para os familiares e colegas porque eles gostam desse animal.
Os alunos irão falar como foi ter feito todos os trabalhos durante o projeto.

Avaliação

Será feita através da observação direta visando a participação dos alunos no desenvolvimento as atividades previstas.

Observação:


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails