03/07/2012

Como se fosse a primeira vez.

                                 

O filme conta a história de um veterinário chamado Henry Roth (interpretado por Adam Sandler) que é considerado o “pegador”. Ele não pode nem ouvir falar de casamento ou de compromisso sério. Apenas quer curtir a vida e vive pegando as turistas do Havaí.

Num certo dia, ele se encanta por uma jovem - Lucy Whitmore (Drew Barrymore). Ele procura conquistá-la, acreditando que vai ser mais uma das suas conquistas. Desta vez a situação é diferente. O jovem veterinário acaba se interessando pela professora Luc, mas ela tem um problema de FALTA DE MEMÓRIA.

A história antes do veterinário Henry conhecê-la é a seguinte: Ela sofreu um acidente de carro juntamente com o pai dela e, a partir deste momento,  só se lembra das coisas que aconteceram até um pouco antes do acidente. Então, todos os dias, ela vive o mesmo dia, esquecendo das coisas novas.

Diante deste problema, Lucy não se lembra de Henry e o jovem veterinário é obrigado a conquistá-la todos os dias. Todos os dias ele inventa uma forma de conquistar a mulher da sua vida.

O que eu penso sobre o filme?

Quando somos adolescentes, vivemos alguns amores platônicos. Imaginamos que alguém vai cair do céu e bem exatamente no nosso quintal. E além disto, imaginamos que esta pessoa vai ser perfeita: aparência física que nos atraia, inteligente no último, que goste de todas as coisas que gostamos, que pensa igualzinho como pensamos e que nos ame intensamente.

Não vejo nada de errado em crer que existe alguém especial e que possamos viver a vida toda ao lado desta pessoa. O problema é criar uma expectativa além do que a outra pessoa possa ser ou possa fazer. O sentimento inicial é maravilhoso, alguns o chamam de paixão. O seu coração dispara, você vive uma euforia e adrenalina ao mesmo tempo. Sente saudades. Tem ciúmes. Sonha com a pessoa.

O segredo do relacionamento amoroso é que o amor não é somente sentimento, mas ele também é Caminho, é uma Decisão a ser tomada, um compromisso a ser feito. É a decisão de amar a outra pessoa. E este amar é um caminho a ser trilhado, formado por atitudes bem concretas: cuidar, ouvir, compreender, respeitar, ajudar, caminhar junto, chorar juntos, sorrir juntos, crescer juntos.

É interessante no filme que Henry TOMA A DECISÃO de diariamente conquistá-la. Ele tinha outras opções, outros caminhos. Ele poderia muito bem ter partido para outro relacionamento, um relacionamento mais fácil. Entretanto, ele toma a decisão, porque quem ama segue o Caminho do Amor: compromisso de amar a pessoa.

Esta decisão deve ser feita por ambos (homem e mulher).

Texto baseado no blog Admirador de Dani.

Fiama de Quadros Mello - turma 31A

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails