Para chegar nos livros online Alfabeto Maluco e Beto & Alfa: junto & misturado, percorremos os caminhos que seguem, a partir da obra Alfabetário, de José de Nicola.
Inicialmente, trabalhamos em grupos organizados de acordo com a inicial dos nomes. Esses grupos ficaram responsáveis pela apresentação do poema correspondente a cada letra, estavam em jogo a criatividade e a expressividade.
Em seguida, cada aluno criou um texto para a inicial do nome.
Chegou o momento de lermos A roda de Carlos, poema que encerra o Alfabetário, e investigamos a intertextualidade com Quadrilha, de Drummond.
Mais um desafio: parodiar o poema final.
Textos criados, era tempo de editar o livro online - deu um pouco de trabalho, mas valeu a pena!
Como foi esse processo? Escaneei os poemas, tendo o cuidado de digitá-los para garantir a leitura, pois alguns, devido ao material usado na escrita, perdiam um pouco a qualidade.
Usei o word para elaborar o trabalho, depois salvei em pdf .
Finalmente, experimentei o Issuu e o Camaléo - sites que facilitam a criação de livros online. Os dois funcionam de forma semelhante e muito intuitiva: basta fazer um cadastro (um email e uma senha são suficientes) e importar o pdf.
Esse procedimento gera um arquivo em flash - com url e código html (para inserir em blogs) -, em que podemos navegar virando as páginas e ouvindo o som como num livro de papel...
Quem se atreve a usar esse recurso no estágio, publicando os textos das crianças?
Está lançado o desafio! Vamos tirar os mofos das nossas práticas, criando situações de produção textual em que estejam garantidas as condições didáticas da escrita?
** ** ** ** ** ** **
Atualização (20/04/12)
Minha amiga Fátima Franco, no Google+, fez duas sugestões que trago para cá, a fim de estender mais fios na trama intertextual que começamos a tecer com A roda de Carlos, Quadrilha, os poemas d@s alun@s da 21 A:
- Quadrilha, em HQ, de Gus Morais
- e os alfabetos de Mike BaBoon Design
3 comentários:
É um desafio e tanto visto que ainda não domino estas tecnologias. Mas vou tentar me atrever a isso no estágio!!
Isabel, adoro gente atrevida!!!
Estou aqui pra ajudar no que precisares...
Se quiseres, podes postar aqui no blog e divulgar pra crianças o endereço. Com certeza. elas vão adorar!!!
E eu também!!!
Beijos
Achei muito legal a ideia de postar no blog e divulgar o endereço prás crianças. Vou correr atrás disso no estágio. E muita grata pela disponibilidade em ajudar pois creio que vou precisar sim do seu auxílio!!
Beijos!!
Postar um comentário