08/12/2011

"Poesia é voar fora da asa"



   O plano "Poesia é voar fora da asa" está de acordo com os eixos sugeridos por Ana Tereza Naspolini , nos aspectos que se  referem à oralidade, à produção de texto, no sentido  de desenvolver a escrita como suporte ao pensamento e a competência de expressar-se por escrito.

    A primeira atividade desenvolvida com as crianças é muito boa, pois desperta o interesse delas pelo assunto "poema", a conversa de modo mais informal deixa as crianças mais à vontade para falar de suas experiências com o assunto desenvolvido.

    A segunda atividade é  muito bem elaborada, em que a professora deixa solta a imaginação dos alunos, lhes trazendo uma proposta  diferente e chamativa.

     A terceira atividade, que é, na verdade, quase um complemento para a segunda atividade, é realmente criativa, o vídeo do poema "Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo" de Manuel de Barros  traz, ainda, mais interesse às crianças, incentivando-as a conhecer um pouco mais sobre os poemas e o autor.

     A quarta atividade é realmente bem criativa, o objetivo da troca é  interessante, além de chamar bastante a atenção dos alunos, ilustrar histórias criadas pelos seus colegas parece ser uma ideia muito boa. A exposição é um dos recursos mais utilizados entre as professoras para o reconhecimento do trabalho feito pelo seus alunos, além de ser um ótimo incentivo para criança ver seu trabalho exposto para os demais colegas e professores.

                                                          Fernanda Bagesteiro e Neto Machado

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails