As atividades são um pouco difíceis e diferentes, como eu já comentei, os sons que o x representa são algo que confude muito a nossa cabeça.
Tem palavras com "x" que transmitem o som de outras letras como cs, ch, ss, z, s.
Agora eu vou falar sobre as atividades:
Atividade 1 - Motivação, ela traz uma imagem em que há várias palavras com X, transmitindo diferentes sons.
Os alunos deverão escolher apenas uma como correta; depois de escolherem, verão com o professor qual é a palavra certa.
Atividade 2 - O professor deverá fornecer uma lista de palavras escritas com a letra X. Esta lista deve conter palavras em que o X se encontra no início, no meio ou no fim. O professor deverá fazer uma tabela no quadro, separá-la em três colunas, e nomeá-las de acordo com os grupos acima. Os alunos lêem as palavras e dizem a qual coluna pertencem.
Logo após o professor irá mostrar aos alunos que as palavras com X no meio, no fim e no começo tem sons de outras letras.
Atividade 3 - Os alunos em grupos de 4 irão ouvir uma gravação que envolve várias palavras com X , e eles deverão escrever as palavras que ouvirem, e irá ganhar o grupo que escrever mais palavras.
Atividade 4 - Escreva o nome do ditado no quadro: A Xuxa e a Sacha. Os alunos devem escrever o título do ditado em seus cadernos; depois ouvir a gravação a primeira. Na segunda escuta, os alunos escrevem o que ouvem; na terceira vez, os alunos ouvem e conferem o que fizeram; para a correção final, acessam a página do trava-língua e confirem o conteúdo escrito.
Para aqueles que não possuem um computador por aluno, o professor poderá usar um projetor para que os alunos visualizem a página acessada, escutem a gravação e corrijam seus textos.
Caso o professor queira abordar a atividade como uma avaliação, poderá pedir aos alunos que façam o ditado numa folha à parte para recolher. Em seguida, ele poderá proceder os passos acima como uma atividade cotidiana.
Na segunda atividade, será um ditado, em que eles ouvirão uma gravação e logo após irão reescrever conforme ouviram.
Luiz Martins, 21A
Nenhum comentário:
Postar um comentário