30/08/2010

A verdade nua e crua

Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls
Aluna: Camilla Junges / Turma: 1° A
Professora: Rosane Roehrs Gelati
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA – ESCREVENDO O FUTURO
Crônica- “O lugar onde vivo” (tema)
     Olhando ao meu redor, enquanto penso o que escrever, vejo o que sempre vi, mas poucas vezes parei para refletir, criticar ou simplesmente admirar e aproveitar. Sabe o que vejo? A vida. Muitos de nós caímos nesse modo repetitivo de viver, que chamamos de rotina, e esquecemos, ou por obrigação não podemos fazer o que deve ser feito: viver e ser feliz.

     Quase 50% das pessoas acreditam que para ser feliz, é preciso ter muito dinheiro, os outros 50% não querem nem ver o dinheiro. Qual é a graça de ter um papel na mão? O bom mesmo é o que ele pode comprar! Mas de fato, 100% da população concordam que o dinheiro é o que faz o mundo girar.

     Em função do tal do dinheiro, surge a riqueza, a pobreza, e também aquele velho ditado: “Você tem 3 chances de ser rico: nascer rico, casar com rico ou ganhar na loteria”, muitos acrescentam uma chance a mais nesse ditado, que é ser corrupto. Será que o trabalho digno não enriquece? A resposta da maioria é não, mas há sonhadores que dizem que vão mudar essa situação, e também há aqueles que dizem que nasceram no esgoto e com trabalho duro hoje moram em belas casas, dirigem belos carros, vestem roupas de marca, mas quem garante que não houve um pingo de corrupção nessa história? Eu acredito que por enquanto essa pergunta fica sem resposta. Sem resposta? Isso mesmo, tem certas coisas nesse mundo que para muitos é mais conveniente que fiquem sem resposta, e nós nos contentamos com explicações sem sentido, como esta que eu estou dando, que são tão convincentes que nos calamos e acreditamos que é a real resposta, e muitas vezes acabam com outras perguntas para intimidar, isso não lhe parece familiar?

     Você deve estar se perguntando: Em que parte disso tudo fica a descrição do lugar onde eu vivo? Se você ainda quer que eu responda, tudo bem: Moro em um lindo lugar chamado Terra, que está pedindo socorro, não aguenta mais ser agredida por seus filhos, que são pessoas mal agradecidas, ou melhor dizer, monstros destruidores, que só pensam em si, passam por cima de tudo para alcançar deus objetivos, mal sabem que no fim vai dar no mesmo, rico ou pobre, tanto faz, é descartável, um dia morre, apodrece e fim, uma vida bem aproveitada não pode ser medida em m² de uma casa ou em dígitos no saldo de uma poupança, muito menos em tempo que se vive, e sim, na quantidade e qualidade de alegrias além do “material”, das amizades que se faz e do bem que se pratica a si mesmo e ao próximo, pois: “O bem que praticares, será teu advogado em toda parte” (Citação de Chico Xavier).

    Então, vai ficar aí calado e satisfeito? Ou vai atrás das respostas?

14 comentários:

Anônimo disse...

Como ela cita, nem todos nascem ricos tem algumas pessoas que pensam que roubar, e ser corrupto é vencer na vida.
Gostei muito do tema abordado, concordo em varios pontos, tendo assim meus Parabéns.
Abraços , 1°C, 1°D.

Anônimo disse...

Seu texto esta muito bom.Um abraço dos amigos do 1°D Ayrton,Rodrigo, Maurício

Anônimo disse...

Tá muito bem,parabéns

Anônimo disse...

Parabéns muito legal

Anônimo disse...

A crônica está bem legal...tri massa.abraço!

Anônimo disse...

Muitoo LegaLLL Continue assim Muioto Bomm esse Texto ..
É Tipo Internet ?

Anônimo disse...

Obrigado pelos elogios, fico feliz em saber que gostaram!
Camilla Junges

Anônimo disse...

Parabéns Camilla , ficou muito bom teu texto!
Jéssica Rodrigues.

Anônimo disse...

Muito Bom esse Texto
LegaLL Msm ...Mas e aii..
É Tipo Internet ?

Anônimo disse...

ótimo, super produtivo, parabéns,com esse texto tirei uma conclusão de que todo mundo pode conseguir o quer de maneira lícita. Abraço
1A.
ELISA VALLS/uruguaiana RS
Paulo Albuqueruqe
Milena D'Avila

Anônimo disse...

Ficou mto legal a sua cronica!
Kelven Rodrigues

Anônimo disse...

Mto bom hein!Parabens!

Anônimo disse...

Concordo que as pessoas deveriam dar mais valor a vida sem ficar se importando com riqueza, mas... o que podemos fazer...é assim msm...Adorei o texto! Muito bom!

Anônimo disse...

Esta muito bom o tema!!
Parabens!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails