Os problemas da escrita não decorrem (tanto) da falta do domínio das regras gramaticais. A competência comunicativa na produção textual implica outras variáveis que ultrapassam os domínios prescritivos, normativos que se aprendem na maioria das vezes nos livros, no ensino formal. Importa sobretudo que o texto seja coerente, coeso, ajustado ao contexto de comunicação, informativo quanto do conteúdo e surpreendente quanto à forma e em diálogo com outros textos.
A competência textual, que se evidencia mediante o domínio desses fatores de textualidade, não se desenvolve simplesmente pelo próprio exercício da escrita, por tentativa e erro, em treinamentos, em livros-texto ou nos bancos escolares. Na verdade, internalizamos os recursos de expressão de que necessitamos para escrever através da leitura (inteligente), da leitura que decodifica o texto em sua forma, ultrapassando sua superfície e o interesse apenas por seu conteúdo (grifo meu!). (Prof. Me. Gilberto Scarton)
Por isso, lemos muitas resenhas de diferentes objetos culturais – livros, filmes, peças de teatro, shows, exposições de arte –, publicadas em jornais e revistas.
E começamos a resenhar, instigando @s colegas, desafiando-@s a ler as obras e a assistir aos filmes!
Usamos como referencial teórico os textos Guia de produção textual – assim é que se escreve, de autoria do Prof. Me. Gilberto Scarton, da PUC-RS e Como fazer uma resenha, do blog Lendo.org, do André A. Gazola.
E aí resolvemos brincar e ousar um pouquinho, inspirad@s na proposta do professor Sérgio Lima, no Edublogosfera:
Se puderem*, assistam o filme: "Entre os Muros da Escola" aí na sua cidade/cinema preferido e ao final gravem no celular (em torno de 3 minutos, não mais do que isto!) sua análise/mini-resenha/impressões viscerais/etc sobre o filme.
Quando puder, suba pro youtube e publique no seu blogue com a etiqueta/ tag #entre-muros-da-escola-edublogosfera.
Depois de assistir a Houve uma vez dois verões, de Jorge Furtado – um dos textos que usamos no projeto sobre o amor -, gravamos uma microrresenha ou uma análise ou as impressões sobre o filme, usando uma câmera digital.
Aqui está o resultado:
(Texto publicado originalmente do Ufa!)
Um comentário:
Vocês estão de parabéns. Ótima iniciativa de resenhar o filme com o filme e bela edição do mesmo.
Parabéns para vocês e pra Profa Suely
Postar um comentário