06/10/2013

Sobre leitura e formação de leitor@s


"É preciso ensinar aos alunos a beleza da língua e reafirmar as noções de que o livro é um amigo que está sempre ao nosso lado." Ana Maria Machado

A leitura é fundamental em nossas vidas.

O processo de formação de um leitor começa desde muito cedo. A mãe que lê histórias para o filho que ainda está em seu ventre, a avó que conta causos e lendas aos netos, o contato com livros, revistas, jornais, o simples fato de ver um adulto ler silenciosamente são grandes contribuições para formarmos futuros leitores.

Infelizmente, não são todas as crianças que vão para a escola com estas vivências.Cabe, então, ao educador proporcioná-las aos alunos. Mesmo os que têm contato com livros e histórias necessitam ser estimulados continuamente.

Uma contação de história pode e deve ser feita das mais diversas formas. É muito comum serem utilizados recursos como: álbum seriado, fichas, ampliações, painéis, o próprio livro, etc. Porém, é viável fazer uma ótima contação utilizando, apenas, a voz e expressões faciais da contadora. Isso tudo torna-se ainda mais fácil e prazeroso, quando contamos uma história pela qual somos "apaixonados(as)". Transmitimos o encantamento, quando nós mesmos somos encantados pelo que fazemos e lemos. Para despertar em nossos alunos o gosto pela leitura, é necessário compartilharmos dele.

A leitura tem o poder de nos tocar profundamente, fazer-nos viajar e modificar-nos, por que não!? 

Não há receita para educar, tão pouco para garantirmos que nossos alunos terão o hábito de ler, mas se nós, educadores, pudermos incentivá-los desde cedo, teremos uma probabilidade de êxito muito maior.

Eu conheço bem a história, me encantei com ela, utilizei recursos que chamaram a atenção dos alunos, disponibilizei a eles livros e vivências ligadas à leitura, fiz minha parte! 

Se o educador valorizar estas "pequenas grandes coisas", com certeza,  terá semeado nos educandos o conhecimento e gosto pela literatura. 

Somos o modelo, marcamos a vida de cada criança, positiva ou negativamente. Saibamos, então, utilizar desta influência para fazer de nossos pequenos de hoje grandes devoradores de livros amanhã.

Texto da aluna Laura Santos - turma 31 A/2013



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails